Nossa História

(nas palavras do Fundador)

O início do Movimento UmPraMuitos

No final de 2023, em minhas reflexões de final-de-ano, entendi que estava na hora de começar a utilizar minha rede de relacionamentos para viabilizar que crianças em vulnerabilidade social tenham acesso à educação de qualidade. Nascia a ideia do Movimento “Um Pra Muitos”, que no meu primeiro ppt de rascunho está nomeado como “One4many – Fundraising for Philanthropy”, assim mesmo, em inglês pois desde o início pensei em carrear recursos externos para este nobre objetivo.

Passei então a conversar com pessoas próximas que, por suas histórias profissionais, poderiam de alguma forma contribuir com críticas e sugestões para esta ideia.

Um desses papos, em 05/04/2024, foi com a Cristiane Azevedo, a Cris, amiga que conheci no Mestrado em Administração que iniciamos em 2006. Ela ouviu atentamente minhas ideias sobre o projeto, gostou, sugeriu melhorias e então passamos dar contornos definitivos ao que se tornaria o “Instituto UmPraMuitos” com foco em ajudar instituições de ensino a desenhar projetos que tragam recursos de filantropos para viabilizar que crianças em vulnerabilidade social tenham acesso à educação de qualidade.

Nascia aqui o Programa ALAVANCA (clique aqui para detalhes).

A Enchente de 2024 no Rio Grande do Sul

Em 30/04/2024 fizemos a primeira reunião de trabalho com uma instituição de ensino, apresentando nossa proposição original. Quatro dias depois, uma parte significativa da região metropolitana de Porto Alegre estava debaixo d’água. Mesmo não tendo sido atingidos pessoalmente, a Cris em Porto Alegre e eu em Canoas, fomos impactados pela proximidade e tamanho da tragédia. Então, de pronto, nos voluntariamos para ajudar em abrigos, organizar doações, providenciar itens que não chegavam nas doações, enfim, ajudar das formas possíveis.

Foi nessas interações, com vítimas da Enchente, que ficou claro que os pequenos empreendedores precisariam de auxílio para recomeçar. Muitos deles, além de seus negócios também tiveram suas casas atingidas pela enchente e, provavelmente, não teriam a serenidade necessária para buscar recursos, planejar, decidir e dar conta de uma quantidade significativa de tarefas num cenário imprevisto e impactante tanto financeira como psicologicamente. Assim nasceu o Programa RECOMEÇO (clique aqui para mais detalhes) dentro do Instituto UmPraMuitos.

A origem, antes de 2024

O atual Instituto UmPraMuitos teve origem na “Sociedade Educacional Kronos” que havia nascido no final de 2017 como um spin-off da Kyryon Consulting (empresa que fundei em 2009 com meu amigo e parceiro de negócios, Francisco Guhimarães). O objetivo da Kronos era colaborar com instituições de ensino, clientes da Kyryon, na operação de suas unidades. Porém a Pandemia da COVID19 mudou o cenário e os planos. Então essa iniciativa foi interrompida em 2022 e a Kronos ficou “pausada”; sendo reativada, com novos propósitos e nova composição societária em 2024 para materializar o Movimento UmPraMuitos.

Os fundadores

Abaixo um breve resumo do currículo do Fundador (Aliomar) e da Co-Fundadora (Cristiane).

Aliomar de Oliveira (Ali)

Idealizador e fundador do Instituto UmPraMuitos.

Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, com MBA Internacional em Gestão (UFRGS/HEC-Paris/EADA-Barcelona), Bacharel em Análise de Sistemas pela UNISINOS.

Atua desde 1988 nas áreas de tecnologia e gestão no segmento das instituições de ensino e assistência social, privadas/filantrópicas.

Tem experiência na captação/execução de projetos com recursos da Comunidade Europeia e de fontes nacionais tais como Finep, Fapergs, BRDE, dentre outras.

Desde 2009 é sócio e diretor de operações da KYRYON Consulting que atua na área de consultoria, em gestão e tecnologia, para instituições de ensino no Brasil e países da América Latina.

Cristiane Azevedo (Cris)

Co-fundadora do Instituto UmPraMuitos.

Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, com MBA em Marketing pela ESPM e curso de extensão em Modelos de Negócios na Era Digital pela Wharton University.

Atuou nas áreas de logística e comércio exterior em diferentes indústrias. De 2004 a 2018 atuou no DLL Financial Services, banco repassador de recursos do BNDES principalmente no mercado agrícola. Foi responsável pela implementação e gestão do Programa de Financiamento ao Atacado, abrangendo mais de 150 concessionários, chegando a movimentar R$ 900 milhões/ano.

Desde 2019 é sócia e gestora da empresa Tela Curadoria de Conhecimento, que desenvolve experiências de aprendizagem corporativa através de parceria com especialistas em diferentes áreas de conhecimento

Equipe

Nosso Instituto está em transformação e nosso WebSite está sendo reconstruído para espelhar a nova realidade. Em breve teremos aqui os integrantes da nossa Equipe de Colaboradores, bem como nossos Embaixadores.

men rowing boat
men rowing boat